terça-feira, 30 de julho de 2013

Sucos Detox

O lifestyle saudável começou a ganhar espaço através das redes socais e conseguiu sair da internet e entrar de vez na nossa vida.  Adoro essa onda saudável porque pra mim ela foi um grande incentivo para conseguir mudar meus hábitos alimentares e tornar eles, pelo menos um pouco, mais saudáveis.



Fiz a Dieta Dukan durante 2 meses e meio e nesse período passei pela fase de reeducação alimentar, que foi o inicio dessa busca por hábitos alimentares mais saudáveis. Depois de terminar o processo todo e alcançar o peso ideal fica impossível simplesmente voltar a sua alimentação normal. Isso foi o que aconteceu comigo. Desde que terminei a dieta estou determinada a conseguir adotar cada vez mais alimentos saudáveis e substituir as besteirinhas do dia a dia.

Não é fácil mudarmos os hábitos do dia para a noite. A reeducação alimentar é um processo de adaptação e que exige disciplina, onde pouco a pouco você aprende a substituir alimentos pobres em nutrientes e compostos por muita gordura ruim e açúcares por alimentos com maior densidade nutricional e compostos por fibras, proteínas e gordura boa.


Sem perspectivas fantasiosas, não pretendo tirar totalmente da minha vida os prazeres da alimentação que só encontramos naqueles lanches maravilhosos e nos doces que nos deixam babando, mas com certeza, dá pra reduzir a ingestão desses alimentos e priorizar os mais saudáveis, sem sacrifício. Equilíbrio é chave para conseguir se manter firme e evitar as jacadas loucas nos finais de semana!

Foi buscando informações sobre formas mais saudáveis de alimentação que me deparei com o conceito de DETOX. Essa é a palavra da vez no mundo das dietas, mas antes de se aventurar é preciso orientação e cuidado. Uma dieta detox é um processo de desintoxicação do organismo que busca, através da ingestão de alimentos específicos, revitalizar as funções de órgãos como rins e fígado, que ficam sobrecarregados pelo excesso de gorduras, açúcar, sais e outras substâncias que ingerimos diariamente.


Para fazer uma dieta detox é indispensável orientação médica, pois a restrição e a ingestão prioritária de líquidos pode ser prejudicial se não for feita de acordo com as suas necessidades. Grande parte dos alimentos consumidos nesse período é processado em forma de sucos, sopas e cremes.

Uma opção muito legal para quem quer usufruir os benefícios dos alimentos usados no Detox, mas não pretende se submeter à dieta completa, são os sucos. Eu estou testando várias receitas destes sucos diariamente e além de saborosos eles reúnem diversos nutrientes essenciais na nossa alimentação. Tô adorando experimentar cada dia um novo no café da manhã!

Separei algumas receitas fáceis de serem preparadas e que utilizam ingredientes que podem ser encontrados em qualquer supermercado. Com a prática vocês também podem mesclar as receitas e descobrir novos sabores.

Suco 1

- 200ml de suco de laranja
- 4 folhas de couve manteiga
- ¼ de uma cenoura média
- ¼ de um mamão papaya
- ¼ de uma maçã
- 1 colhes de sopa rasa de linhaça

Suco 2 – Super aprovado!

                                                                  











- 2 folhas de couve manteiga
- suco de ½ limão
- ½ pepino japonês sem casca
- 1 fatia de gengibre
- 1 maçã vermelha
- 150ml de chá verde

Suco 3

- 2 folhas de couve
- 3 colheres de sopa de polpa de maracujá
- ½ cenoura picada
- 1 fatia de gengibre
- 150ml de água de coco

Suco 4 – Aprovado!














- 1 maçã
- 1 rodela de abacaxi
- suco de ½ limão
- 2 fatias de gengibre
- 2 talos de salsão
- 150ml de chá verde

Suco 5

- 2 folhas de couve manteiga
- 2 talos de salsão
- 1 rodela de abacaxi
- 8 folhas de hortelã
- 1 fatia de gengibre
- 150ml de água de coco

Se alguém ficou pensando em se submeter a uma dieta detox completa, pesquise bastante antes e busque acompanhamento médico.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário